Formada em Letras pela Unisul (Universidade do Sul de Santa Catarina), meu primeiro encanto com as artes se deu através da arte literária, onde foi possível conhecer mais sobre a subjetividade humana, e explorar a minha própria subjetividade através da escrita poética, entrando em contato também com as narrativas de contos e mitos que registram os desafios e desenvolvimento da psique; as tramas psicológicas instigavam o meu interesse em aprender mais sobre o comportamento humano e seus aspectos psicológicos e emocionais.
Mais tarde, encontrei na Arteterapia uma junção do campo das artes com a psicologia; cursei a Formação em Arteterapia pelo Incorporar-te: Espaço terapêutico Corpo Artes, curso credenciado à UBAAT – União Brasileira das Associações de Arteterapia, com base teórica na Psicologia Analítica de Carl Gustav Jung e na Análise Psico-orgânica de Paul Boyesen.
Iniciei meu trabalho como Arteterapeuta com atendimento clínico individual e com trabalho em grupo. O trabalho em grupo se deu através de um projeto arteterapêutico destinado a atender crianças em situação de risco e vulnerabilidade social, executado na Casa Lar Luz do Caminho. Atualmente, trabalho com atendimento clínico arteterapêutico, faço parte da equipe de Formadores do Incorporar-te: Espaço terapêutico Corpo Artes, sou membro da diretoria da Associação Catarinense de Arteterapia – ACAT, gestão 2020-2022, e sou graduanda de psicologia (CESUSC).
Costumo dizer que onde o coração pulsa mais forte é onde devemos estar, pois ele é nossa melhor bússola para encontrar nosso caminho de alma. Encontro nesta citação de Jung a essência guia do meu fazer profissional: “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” (Jung).
Tati Terres – Arteterapeuta ACAT 152/0219