Imagem: Yossi Kotler
” Desenhos do inconsciente expressam a verdadeira condição psicológica do indivíduo, e por isso podemos usá-los na diagnose” (Jung)
Toda expressão artística fala-nos da subjetividade de quem a expressa. Portanto, explorar os recursos da arte no “setting” terapêutico, é possibilitar que o inconsciente manifeste conteúdos que precisam ser elaborados e trabalhados. Assim como nos sonhos, que surgem trazendo imagens carregadas de significados metafóricos, a produção artística com o propósito terapêutico é uma forma de materializar imagens com conteúdos afetivos que precisam ser olhados e ressignificados para que a psique se desenvolva de maneira mais saudável.
Ao experimentar o recurso expressivo, muito adultos enrijecidos abrem-se para a criatividade e espontaneidade que deixaram na infância, experimentando novamente a possibilidade da criação.
As imagens e construções espontâneas se apresentam como uma possibilidade de diálogo com o inconsciente, trazendo muitos insights sobre os conteúdos afetivos que podem se tornar um fator limitante no nosso crescimento.
QUER EXPERIMENTAR UMA FORMA LÚDICA E CRIATIVA DE SE CONHECER?
Tati Terres – Arteterapeuta ACAT 152/0219 🎨