“As deusas são forças poderosas e invisíveis que modelam o comportamento e influenciam as emoções” (J. S. Bolen)
Hera, conhecida pelos romanos como Juno, é considerada a deusa do casamento e do compromisso, representa o arquétipo da esposa. Segundo a mitologia, Hera atraiu Zeus, que para se aproximar da jovem virginal se disfarçou de pequeno pássaro, despertando a pena de Hera, que o pegou e colocou junto ao peito. Zeus reassumiu sua forma humana de homem e tentou violentá-la, mas Hera resistiu, até que Zeus a pedisse em casamento. Casaram-se e “dizem que a lua de mel que se seguiu durou 13 anos” (J. S. Bolen).
Porém, após a lua de mel, Zeus voltou a sua vida de orgias, despertando a fúria de Hera por sua infidelidade. “A raiva de Hera não era direcionada ao seu marido infiel; dirigia-se ‘à outra mulher’ que, na maioria das vezes, tinha sido seduzida, estuprada ou enganada por Zeus; ou se dirigia às crianças concebidas por Zeus, ou ainda aos inocentes espectadores.” ( J. S. Bolen)
A mulher conectada ao arquétipo de Hera sente a necessidade de ter um companheiro ao seu lado, para ela o matrimônio é sagrado, sente-se interiormente realizada e prestigia o reconhecimento externo de ser esposa. Tem a capacidade de construir um elo forte com seu companheiro e passar pelas adversidades ao seu lado, sendo fiel e leal. Sente-se inadequada e incompleta quando não tem um relacionamento onde investir sua energia, sofrendo com a pressão social e cultural que elege o casamento como papel a ser cumprido pelas mulheres. Quando Hera não está presente a mulher pode viver muitos relacionamentos, como Afrodite, sem conseguir estabelecer um compromisso sério e duradouro.
QUANDO A SOMBRA DA DEUSA ATUA:
A possessividade e ciúmes são sem dúvida aspectos fortes presentes na sombra desse arquétipo, situações de infidelidade podem despertar uma raiva destrutiva e devastadora, tornando-a obsessiva e desequilibrada. Viver à sombra do marido sem objetivos próprios e autênticos podem a deixar à deriva quando um relacionamento acaba, causando grande sofrimento.
Tati Terres
ARTETERAPIA ONLINE E PRESENCIAL:
Acesse o link para agendamento e mais informações