“As deusas são forças poderosas e invisíveis que modelam o comportamento e influenciam as emoções” (J. S. Bolen)
Perséfone, conhecida pelos romanos como Coré ou Prosérpina, é considerada a jovem e rainha do inferno, mulher receptiva e filha da mãe, pois seu mito está associado ao mito de Deméter, a filha raptada por Hades, deus do inferno. Segundo seu conto mitológico, Perséfone estava distraída colhendo flores, ao estender a mão para apanhar um bonito narciso que a atraiu, o solo fendeu-se e surgiu Hades com sua carruagem de ouro puxada por cavalos pretos, levando-a para viver com ele contra sua vontade.
Perséfone apresenta duas faces, a virgem e filha obediente, e a rainha do inferno. Quando Hermes, enviado por Zeus, vai ao inferno resgatá-la, Hades lhe dá algumas sementes de romã, ao comer as sementes ela é condenada a viver um terço do ano no inferno com Hades e o restante do ano com Deméter na superfície da terra. Quando a mulher vive o arquétipo de Perséfone em sua psique, enquanto Coré “a jovem”, pode ter um aspecto jovial, e viver como uma eterna adolescente que não sabe ao certo que caminho seguir, esperando que algo aconteça para que a vida mude, ou alguém a conduza. Enquanto rainha do inferno, pode ser uma mulher amadurecida que visitou seu próprio inferno e se tornou guia para outros, ” a mulher tipo Perséfone que esteve no inferno e de lá voltou pode ser também terapeuta-guia que pode ligar os outros com as próprias profundezas deles, guiando-os para encontrar um significado simbólico e a compreensão daquilo que eles encontraram lá” (J. S. Bolen).
QUANDO A SOMBRA DA DEUSA ATUA:
A inconsciência da própria sexualidade pode a tornar vulnerável, sendo alvo de abusos e violência, pois vive distraída e torna-se presa fácil. Seu grande desafio é crescer, abandonar a jovem e tornar-se mulher, apoderando-se das próprias decisões e do curso da própria vida, pois tende a ser insegura e esperar uma “mãe” ou alguém que decida por ela, não se responsabilizando por suas ações. Nos relacionamentos pode moldar-se constantemente ao ideal projetado do parceiro.
Tati Terres
ARTETERAPIA ONLINE E PRESENCIAL:

