“Se um dia Deus vier à Terra, haverá um silêncio grande. O silêncio é tal que nem o pensamento pensa.” (Clarice Lispector)
Vivemos em uma engrenagem social que nos acelera e condiciona a viver de forma automática, imbuídos por nossos afazeres cotidianos que funcionam na velocidade da comunicação tecnológica. Estamos tão imersos nesse mecanismo que dificilmente tiramos um TEMPO para acalmar nosso ruído mental.
Chegamos a nos incomodar com o silêncio, este é um sinal de que não temos nos escutado o suficiente. O que recebemos como resultado da modernidade é altos índices de estresse em grande parte da população.
COMO A ARTETERAPIA PODE AJUDAR NA REDUÇÃO DO ESTRESSE?
Sabemos que o “fazer artístico” além de trabalhar a criatividade, resgatando uma conexão perdida com nós mesmos, também facilita o relaxamento e a concentração. Quando criamos algo, colocamos nossa ATENÇÃO NO MOMENTO PRESENTE.
É nesse processo que podemos (des) acelerar e reduzir nosso nível de estresse, passamos a nos observar mais e nos conhecer melhor, aos invés de sermos arrastados pelo fluxo coletivo, que nos desconecta e nos leva a viver de forma automatizada e robótica.
A arte como terapia é uma ferramenta utilizada em prol da saúde, é o espelho da nossa alma.
“Você tem que parar para mudar de direção.” – Erich Fromm
É nos momentos de pausa que as decisões mais importantes são tomadas e nossa consciência tem espaço para clareza.
Tati Terres