“A Imaginação Ativa é o caminho ao inconsciente. É nesse caminho que começa a nossa realidade diante da real consciência e da integração do inconsciente. Sem a imaginação não é possível criar nada; é a consciência que cria tudo.” Lex Kozlik.


 

Imaginação Ativa é um método de introspecção psíquica que tem por finalidade a integração dos conteúdos do inconsciente na consciência. Esse método traz uma estratégia intelectual que possibilita ao indivíduo experimentar diferentes dimensões do incognoscível de si mesmo, pois, de modo geral, esta técnica comporta o que há de mais temido e ao mesmo tempo mais desejado: o autoconhecimento.

A auto-experimentação de Carl Gustav Jung introduziu uma mudança em seu trabalho analítico. As imagens interiores que acessou em seu inconsciente, constituíram, segundo ele, o mais importante momento de sua vida. Jung relata que toda a sua atividade ulterior consistiu em elaborar o que jorrava de seu inconsciente, e que isso se tornou matéria para a obra de uma vida inteira. No Livro Vermelho, denominado Líber Novus, tarefa que lhe custou 16 anos de elaboração e escrita de suas Imaginações Ativas, Jung propõe que as imagens que surgem na Imaginação Ativa são apenas uma forma de objetivar os conteúdos do inconsciente. Para ele, o inconsciente continha a sabedoria e a experiência de incontáveis eras e, por isso, constituía um guia incomparável. A tentativa de alcançar essa sabedoria armazenada no inconsciente, é descrita ao longo de todo o livro, no qual Jung pede a sua alma que lhe diga o que ela vê e os sentidos de suas fantasias.

A Imaginação é a mais alta faculdade do conhecimento, uma vez que cria os elementos para toda atividade relevante da alma, permitindo traduzir em imagens, afetos e pensamentos, bem como compreender as fantasias que se agitam no interior. Quando praticada adequadamente, revela o símbolo e promove a transformação do sintoma e/ou a compreensão do seu sentido.

Este método dialético é ao mesmo tempo um processo de autoconhecimento, que traz consigo a possibilidade de intuir o mistério humano e mergulhar em águas desconhecidas. Dessas águas emerge a dimensão criativa do homem, expressão do mais alto nível da Imaginação Ativa. A arte de curar se manifesta especialmente neste caso, no instante mágico da revelação do símbolo, o qual remonta a uma fonte independente que brota da natureza oculta no coração do homem.

Sonia Lyra

Fonte: https://aflordeouro.com.br/

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *